top of page

O Professor mais votado para o CONSUP/IFRJ agora será o seu Reitor! #IFRJuntos

O Professor mais votado no Primeiro Turno precisa do seu voto no Segundo Turno para consolidar a vitória!

#IFRJuntos

Amigos(as) estudantes, professores(as) e técnicos(as)-administrativos(as) do IFRJ,

Quero agradecer o voto de confiança recebido por cada um de vocês nesse primeiro turno em que somos vitoriosos. Estar no segundo turno significa a vitória de um projeto de IFRJ há muito sonhado e que vem cotidianamente sendo construído, desde 2013. Prosseguir significa, para todos nós que estamos #IFRJuntos, a convicção de que estamos no caminho certo para a construção da instituição que queremos.

 

Aprendi muito nesses primeiros momentos da campanha. Conheci pessoas extraordinárias, dialoguei com diferentes estudantes, técnicos e professores, de todos os Campi do IFRJ. Com isso, pude conhecer suas histórias, suas inquietações e, principalmente, suas expectativas para a nossa instituição. A todas e todos agradeço essas oportunidades de diálogo e posso assegurá-los: vocês fazem parte desse projeto de IFRJ que estamos construindo democraticamente.


Vocês reforçaram a minha percepção de que o caminho do Instituto que queremos passa por aquilo que, insistentemente defendo: TRABALHO EM REDE, VALORIZAÇÃO HUMANA E INTEGRAÇÃO ENTRE PESSOAS E A MELHORIA DOS PROCESSOS. Trabalho em rede entre os Campi e as pessoas, compartilhar e aprender com as boas práticas de cada um, nos impulsiona cotidianamente a alcançar nossa causa comum: transformar vidas por meio da educação. Conhecer e valorizar o outro, pessoal e profissionalmente, é o primeiro passo para consolidarmos um IFRJ em que nós todos, servidores e estudantes, sejamos felizes.

Aproveito aqui para reafirmar o maior de todos os compromissos que tenho com o IFRJ e nossa comunidade: a defesa incondicional de uma educação pública, gratuita e de qualidade; em que estudantes e servidores sintam-se valorizados e atuem efetiva e democraticamente em sua construção. O IFRJ é e sempre será a NOSSA CASA.

Parabenizo o Prof. Miguel Roberto M. Terra e o Prof. Paulo Chagas pelo convivência nos últimos dias e a oportunidade de conhecer suas ideias e projetos para o IFRJ, tendo clareza que iremos incorporar em nossa gestão algumas ideias e propostas apresentadas ao longo desta Campanha do Primeiro turno. Assim deve ser o IFRJ, a valorização de ideias e sugestões de todas e todos. Ao Prof. Marcelo Nunes Sayão parabenizo pelo resultado e tenho certeza que faremos um Segundo Turno de discussão de ideias e projetos, sem ataques pessoais ou qualquer coisa similar, pelo menos, espere isso de nossa candidatura.

 

Mais uma vez gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram e continuam a contribuir com a campanha #IFRJuntos. Ninguém faz nada sozinho. Por isso, olhar para o lado e ver centenas e milhares de servidores e estudantes nesta caminhada é uma grande acolhida.

 

Agradeço a cada um de vocês pela acolhida e pela confiança. 
Nossa caminhada continua! 
Por isso, continuamos IFRJuntos! 
Rumo à NOSSA VITÓRIA!

 

GANHAMOS A PRIMEIRA ETAPA! AGORA É CONSOLIDAR OS VOTOS NO SEGUNDO TURNO!!

VAMOS COMIGO NESTE CAMINHADA, POIS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES. #IFRJuntos!

Sobre o Prof. Rafael Almada

 

Sou Professor do Campus Rio de Janeiro, mas a minha história com o IFRJ é mais antiga e começa em 1997 como estudante e, em 2006, como professor do Campus Nilópolis. A partir daí o meu envolvimento só cresceu: orientei TCC's e projetos de pesquisa e extensão; fui vice-coordenador do Curso Técnico em Química; conselheiro e presidente do Conselho de Extensão (CAEX); representante de professores no Conselho Superior; coordenador de Programa e Projetos e pró-reitor de Extensão e Presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão - FORPROEXT/CONIF.

Em 2017 fui eleito representante docente no Conselho Superior (CONSUP), sendo o candidato mais votado em todos os diferentes Campi do IFRJ. O papel no CONSUP tem sido o de fiscalizar os atos da atual gestão e garantir a defesa das demandas da comunidade acadêmica.

 

Dada a minha atuação na área de educação e na Química - minha área de formação -, fui escolhido pelos conselheiros estaduais do Conselho Regional de Química (CRQ) para presidir a entidade a partir de 2017. Lá no CRQ, estamos democratizando a instituição e promovendo uma grande interação entre o setor produtivo da Química, sem deixar de zelar pelo correto exercício profissional. Criamos programas como CRQ Jovem, CRQ Itinerante, CRQ III: Química, Arte e Cultura, CRQIII: bem estar e o CRQ Transparente.

 

Graças ao trabalho no IFRJ, estive de 2014 a 2016 em Brasília, como Professor do IFB e como assessor especial na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Participei representando o MEC no Conselho Superior dos Institutos Federais do Acre, de São Paulo, no CEFET-RJ e no Colégio Pedro II. Sempre contribuindo com as discussões da Rede Federal.

 

No IFRJ sempre valorizei os servidores e os estudantes, e defendi a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento. Desenvolvi ações importantes de inclusão social; implantação do programa Mulheres Mil; criação do Pró-Extensão e do Extensão Cultural; concessão de bolsa para os estudantes; implantação do PROEJA-FIC, NAPNE, NEABI e dos Jogos Intercampi; além da aprovação do  projeto de um Campus do IFRJ para a formação na área da Cultura; valorização das Semanas Acadêmicas e de cursos de extensão, como o “Periferias em Cena”, a FLIDAM e a SNCT.

 

Na formação acadêmica, sou ex-aluno do curso técnico em Química no IFRJ (2001), graduado em Química Industrial - UFF (2005), licenciado em Química - UCAM (2008), mestre (2008) e doutor (2012) em Engenharia Química pela COPPE- UFRJ. Ministro as disciplinas de Química Analítica, Sistemas Residuários e Sistemas de água, Tratamento de águas e efluentes, Química Ambiental e Físico-química.

 

A minha trajetória no IFRJ mostra o meu envolvimento com nossa instituição, mas eu posso fazer muito mais. Por isso, além de ser o seu representante no Conselho Superior, eu quero ser o seu Reitor!

Quer saber mais, acesse: http://www.rafaelalmada.com

CONHEÇA O NOSSO PLANO DE GESTÃO 2018-2022

CONHEÇA O NOSSO MATERIAL DE CAMPANHA

CONHEÇA O NOSSAS PROPOSTAS

PLANO DE GESTÃO PARA REITORIA 2018-2022

Visite as nossas rede sociais e conheça a nossa Proposta de plano de Gestão para 2018-2022, que será alicerçado em princípios de humanização e excelência da gestão pública, onde fundamentos como gestão participativa e em rede, responsabilidade social, comprometimento com as pessoas, visão de futuro, responsabilidade, além da valorização e adoção de práticas inovadoras, nortearão a gestão do IFRJ.

ENSINO: excelência, integração, verticalização, mobilidade, planejamento, trabalho em rede e indissociabilidade.

GESTÃO ADMINISTRATIVA E ACADÊMICA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: desburocratização, eficiência, humanização, compromisso, co-responsabilidade, transparência, sinergia e gestão em rede.

 

PESQUISA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E TECNOLOGIAS SOCIAIS: qualidade, indissociabilidade, empreendedorismo, cooperação internacional, qualificação, fomento e publicações.

 

EXTENSÃO: inserção, comunidade, cidadania, intercâmbio de conhecimentos, esporte, cultura, interação, programas sociais, diversidades, capacitação e parcerias.

 

VALORIZAÇÃO HUMANA: humanização, protagonismo, qualificação, compromisso, atendimento, agilidade, planejamento, orientação e qualidade de vida para os servidores e estudantes

 

ACOLHIMENTO ESTUDANTIL: compromisso, ambiência, qualidade, necessidades e atendimento.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO:  qualificação, excelência, transversalidade, multiplicação, recursos, logística sustentabilidade, parcerias e compromisso social.

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA OS ESTUDANTES:

  1. Transparência na administração do FIRJ em todas as suas instâncias (reitoria e campi).

  2. Estimular e viabilizar a participação dos discentes em projetos de ensino, pesquisa, produção e extensão.

  3. Fortalecer e aprimorar o Programa Institucional de Aproximação de Ex-alunos.

  4. Institucionalizar os coletivos estudantis e outras formas de representações discentes.

  5. Viabilizar um estudo de implementação dos refeitórios e restaurantes estudantis.

  6. Criar o Programa Saúde no IFRJ a fim de incorporar a saúde e o apoio psicopedagógico.

  7. Criar um programa de modernização dos ambientes de convivência e de práticas desportivas nos Campi.

  8. Revitalizar os Jogos Intercampi do IFRJ, criados em 2013, ampliando as modalidades e incluindo os e-sports.

  9. Articular junto aos entes públicos a garantia do programa de passe livre estudantil.

  10. Sinergia entre as atividades "meio" (administrativas e pedagógicas)  e as atividades "fim" (ensino-pesquisa-extensão) que constroem o IFRJ.

  11. Ampliar os recursos destinados ao Programa de Assistência Estudantil viabilizando procedimentos articulados de seleção para auxílios permanência (alimentação, moradia; transporte; material didático e equipamentos de proteção).

  12. Viabilizar parcerias para adesão sistêmica no ID jovem, documento que possibilita meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e vagas gratuitas/desconto em transporte coletivo interestadual aos jovens de 15 e 29 anos​

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok
  • Instagram - White Circle

© 2021 — Rafael Barreto Almada 
Todos os direitos reservados. 

bottom of page